Gota Solidária

Gota Solidária é um projeto que visa a consciencialização ambiental e social, incidindo na educação e informação, podendo na prática se refletir em ações centradas nas Alterações Climáticas e problemáticas sociais emergentes, como:

  • Limpeza de áreas florestais;
  • Limpeza de praias;
  • Plantação de árvores;
  • Mobilização e alistamento voluntário para combate ocasional a incêndios;
  • Ações de informação para o incentivo a procedimentos de ajuda no combate a incêndios (alimentos, água…);
  • Campanhas informativas e educacionais;
  • Visita e Dia de Beleza com Idosos;
  • Ações de Consciencialização das Doenças Sexualmente Transmissíveis;
  • Campanhas de Proteção Animal;
  • Entre outras.

A iniciativa Gota Solidária visa a participação conjunta com os diversos Municípios de Portugal, organismos locais, jovens participantes na iniciativa Beleza por uma Causa – Miss Queen Portugal e demais agentes provenientes das redes de contactos que desta organização resultem. Das sinergias daí provenientes, será primordial ter as jovens como principais intervenientes da ação, pela facilidade de criação de elos de ligação relacionais aos seus pares, assim como à comunidade em geral, baseando-se não no carácter técnico ambiental e social, mas sim no despertar de consciências.

Este Programa constitui um contributo para a implementação de uma metodologia inspirada na Agenda 21 ao nível local, através de ações concretas desenvolvidas por jovens e por toda a comunidade diretamente envolvida em organismos públicos, não governamentais e privados, proporcionando-lhes a tomada de consciência de que simples atitudes individuais e coletivas, podem no seu conjunto, melhorar o ambiente global. O seu desenvolvimento visa estimular a criação de parcerias locais entre a Associação Solaris e as autarquias, escolas, empresas, órgãos de comunicação social, ONGAS e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.

O principal objetivo da iniciativa Gota Solidária é o de estimular nos jovens o hábito de participação nos processos de decisão e a adoção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

Programa Gota Solidária

Seguindo uma metodologia inspirada na Agenda 21 e evidenciando-se como uma prática consequente de Educação para a Sustentabilidade, o Programa Gota Solidária visa como principais objetivos:

  • Aumentar o conhecimento (divulgação, sensibilização e informação em Educação Ambiental para a sustentabilidade
  • Integrar a Educação Ambiental na educação não formal e informal
  • Trabalhar a gestão ambiental nas localidades, através da implementação de ações de efetiva melhoria na gestão de recursos
  • Informar e envolver os participantes e toda a comunidade da metodologia
  • Orientar para a Ação (mudança de atitude e comportamento, compromisso, participação e envolvimento, cidadania e governança)
  • Abordar positivamente as boas práticas de sustentabilidade (pedagogia de exemplo, construtiva), reconhecendo e premiando os progressos obtidos
  • Contribuir para o progresso na escala da literacia ambiental através do recurso a metodologias participativas de exercício da cidadania.

O Município interessado em participar, inscreve-se anualmente no Programa e faz acompanhar o registo de uma Declaração do Município em que este se propõe colaborar nesta iniciativa. O ponto focal em cada Município é o coordenador local da Associação Solaris, que deve ter o apoio da Câmara Municipal que assume igualmente o compromisso de apoiar o adequado desenvolvimento do Programa. Aconselha-se uma coordenação partilhada entre Solaris, coordenador local e Município.

Metodologia

Cada Município segue uma metodologia inspirada na agenda 21 que, de forma simplificada é constituída por sete passos:

  1. Conselho Eco-Cidade, constituído por elementos de toda a comunidade do Município – incluindo as jovens, o qual assegura a execução da metodologia, monitoriza e avalia as ações e decide sobre a candidatura à distinção.
  2. Auditoria Ambiental que visa identificar os problemas através de um conjunto de indicadores observáveis e de inquéritos no Município.
  3. Plano de ação, no qual as atividades planificadas devem dar resposta às principais lacunas detetadas na auditoria. Este plano deve incidir sobre ações relacionadas com as Alterações Climáticas e pelo menos um tema anual (em 2014: Cooperação pela água; 2015: Ecoturismo; 2016: Alterações Climáticas), devendo incluir outras temáticas sociais e da saúde (2016: migrações sociais | Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis).
  4. Monitorização e avaliação das ações e atividades desenvolvidas face às metas estabelecidas para cada ano.
  5. Trabalho Curricular ou Vídeo Promocional que integra a capacitação das jovens participantes para as temáticas desenvolvidas
  6. Envolvimento da comunidade e divulgação das ações realizadas que deverão ser evidenciadas no ponto anterior
  7. Eco-código ou código de conduta que visa expressar os compromissos assumidos pela comunidade educativa para a construção da sustentabilidade.

Quando o Município em sintonia com o coordenador local da Solaris consideram cumpridos os objetivos essenciais do Programa, apresenta a candidatura à distinção, a qual é analisada pela coordenação do Programa e validada pela Comissão Nacional Gota Solidária. Os Municípios distinguidos, recebem um eco-galardão “gota”, um certificado e o direito de utilização do título “ECO-CIDADE”. Estes símbolos significam que o Município cumpriu a metologia do Programa e consequentemente, que tem um bom desempenho ambiental. Simultaneamente, o título ECO-CIDADE, pressupõe que os seus munícipes assumem comportamentos ambientais adequados, os quais, vão sendo transmitidos a toda a comunidade.

No mesmo seguimento, a candidata que mais se destacou localmente na iniciativa, ganhará o direito a representar o Município na fase Final Miss Queen Portugal – Beleza Por Uma Causa, apresentando e divulgando o projeto desenvolvido.