Movimento O2 é uma iniciativa direcionada para a responsabilidade e cidadania ambiental, que passa especificamente pelo estímulo à plantação de árvores. É uma iniciativa global, inserida no Programa Ambiental Online – ENO, rede de desenvolvimento sustentável que no RIO+20 foi reconhecido pela campanha 100 Milhões de Árvores. O Programa ENO iniciou em 2000, contando com 150 países participantes e mais de 10 000 escolas, que no seu total conseguiram rapidamente plantar 20 milhões de árvores em todo o Mundo. O Programa ENO é coordenado e desenvolvido pela Associação Programa ENO, com sede em Joensuu na Finlândia, tendo a meta de plantar 100 milhões de árvores até 2017.
Para o ENO, o desenvolvimento sustentável são boas práticas ambientais, sociais e culturais, Hoje e no futuro. Não existe desenvolvimento sustentável sem educação.
Em Portugal, o Movimento O2 tem vindo a ganhar expressividade através da organização conjunta com diversos Municípios de Portugal, como Lisboa, Cascais, Oeiras, Amadora, Sintra, Faro, Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Coimbra, Monção, Ponte da Barca, Torre de Moncorvo, entre outros, mas também diversas escolas, organismos locais, jovens estudantes e demais agentes provenientes destas redes de contactos. Das sinergias daí provenientes, será primordial ter os jovens como principais intervenientes da ação, pela facilidade de criação de elos relacionais aos seus pares, assim como à comunidade em geral, baseando-se não no carácter técnico ambiental e social, mas sim no despertar de consciências. De realçar também o importante papel dos diversos Presidentes de Câmara e Vereadores, assim como de figuras públicas como atores, músicos, escritores, entre outros, pelo exemplo de cidadania e responsabilidade ambiental que transmitem às comunidades.
Assim, o Movimento O2 é planeado para datas especificas, adotando desta forma temáticas adequadas à ocasião e articulado com os Municípios aderentes, que em conjunto com a Solaris, direcionam convite aos órgãos de comunicação social, com importante contributo para a expressividade da iniciativa.
O principal objetivo da iniciativa Movimento O2 é o de estimular nos jovens o hábito de participação nos processos de decisão e a adoção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
O Município interessado em participar, inscreve-se anualmente no Programa e faz acompanhar o registo de uma Declaração do Município em que este se propõe colaborar nesta iniciativa. Aconselha-se uma coordenação partilhada entre Solaris e o Município participante.